Em visita ao município de Valente, na zona sisaleira baiana, na manhã desta quinta (28), o governador Rui Costa voltou a defender maior participação do Nordeste nas decisões nacionais. E a justificativa não foi meramente bairrista: “Trinta e oito por cento dos brasileiros vivem aqui. É mais do que justo de que a atenção dispensada à região seja compatível com essa população”.
Um pacto federativo mais equilibrado, disse, não pode apenas pontuar a relação de estados e municípios com a União. É necessário que o Congresso Nacional ouça os governadores antes de votar propostas que impactam as receitas estaduais. "O Senado recentemente aprovou a mudança da substituição tributária de micro e pequenas empresas, o que dificulta a arrecadação dos estados e diminui as receitas", exemplificou. Na avaliação dele, projetos como esse, antes de votados, devem ser discutidos sob a ótica federativa, evitando que a crise dos estados e municípios e de sua viabilidade fiscal seja aprofundada.
Em Valente, Rui entregou 314 títulos de propriedade de terra, dois kits de irrigação para hortas comunitárias, cinco aguadas, oito tanques resfriadores de leite, 14 máquinas motoforrageiras e 30 barracas para comercialização de produtos da agricultura familiar, beneficiando pequenos produtores rurais. Ainda inaugurou a creche Encantos do Saber e visitou a Escola Estadual Wilson Lins.
Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.
Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.