Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sábado, 11 Julho 2020
Claro

16°C

Condeúba

Claro

Umidade: 85%

Vento: 9 km/h

O prefeito Delci Luz junto com a Secretaria de Saúde e a Coordenação da equipe epidemiológica divulgaram nessa sexta-feira (10/07), através de uma Live no facebook e também na rádio Candeal FM, a confirmação de nove novos casos positivos para o Corona Vírus. Delci suspendeu as atividades dos comércios na cidade de Cordeiros através de um Decreto Municipal entre os dias 03 de Julho ao dia 10 do corrente mês. Hoje, último dia do Decreto vigente, o prefeito garantiu a reabertura dos comércios e de feira livres a partir de amanhã, 11 de Julho. A equipe de saúde fez apelo para que a população fique em casa e saia somente em casos de necessidade e reforça o uso de máscara e higienização das mãos. Cordeiros foi uma das últimas cidades da região a manifestar casos positivos e já apresenta dezesseis contaminados e dois curados de acordo com o novo boletim divulgado pela a página da Prefeitura Municipal de Cordeiros no Facebook.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cordeiros divulgou hoje (29/06) em seu último boletim informativo (03) a confirmação de três novos casos positivos para Covid-19. A contaminação comunitária trata-se de um caso onde não se sabe a origem da infecção do paciente, o mesmo apresentou sintomas leves e teve contato direto com os outros dois infectados pelo vírus. Todos estão sendo monitorados e em isolamento. A vigilância epidemiológica aguarda ainda a coleta de 18 casos suspeitos (sintomáticos e assintomáticos), e o resultado do teste de um paciente. Os agentes reforçam cada vez mais a importância do isolamento e distanciamento social de todos os cidadãos.

Na última segunda-feira (15/06) uma mãe veio a público exigir que fosse entregue o resultado do teste rápido feito em sua filha no Hospital Municipal no dia 06 (seis) de Junho.

A mãe se sentiu lesada por não ter acesso ao laudo da filha e disse ter procurado as autoridades em busca dos fatos e nada havia sido entregue até o momento.

A prefeitura emitiu uma nota de esclarecimento ontem (15/06) onde disse que “foi com estranheza e perplexidade que tomamos conhecimento dos comentários, pois nenhum responsável legal (pai e mãe) solicitou da Secretaria de Saúde e ou da Vigilância Epidemiológica do município um relatório.”

O resultado foi entregue na manhã desta terça-feira (16/06) testando POSITIVO para COVID-19.

 

Em um texto publicado nas mídias sociais, a mãe da paciente que foi testada positivo para Covid-19 em Cordeiros, exige um laudo de confirmação do vírus.

Num primeiro momento, a criança foi atendida, conforme os protocolos orientados pelas autoridades sanitárias, que por estar sob suspeita, foi realizado o teste rápido e resultou positivo. A mãe foi informada somente de forma verbal que a criança havia contraído o vírus, não teve acesso as informações e busca este resultado e/ou um relatório junto à secretaria de saúde, vigilância sanitária, hospital municipal e prefeitura e afirma que nada foi entregue até o momento.

Em uma Live transmitida na página oficial da Prefeitura Municipal de Cordeiros, no Facebook,  a secretária de saúde Francisleine Rodrigues contou que a paciente veio da cidade de São Paulo onde teve contato com pessoas que testaram positivo e que desde a sua chegada, tanto ela quanto a família foram monitoradas pela equipe epidemiológica. A secretária disse ainda que no sábado (06/06), a paciente foi levada para o Hospital Municipal com sintomas leves onde foi feito o teste rápido com o resultado positivo para Corona Vírus. A família e todos os passageiros do transporte que veio de São Paulo junto com a paciente, também foram testadas e todos deram negativo.

Ainda em Live, Sandy Luz, coordenadora da VIEP (Departamento de Vigilância Epidemiológica), esclarece que sete dias após a manifestação dos sintomas as chances do teste positivo ser falso é extremamente pequena, com segurança de 99,57% e que é recomendado fazer o teste até o décimo segundo dia após o contato com o vírus. Afirma ainda, que de acordo com uma nota técnica da COE (Centro de Operações de Emergência) não é necessário fazer a contraprova em casos mais simples, como no caso confirmado na cidade.

Procurados pela nossa equipe, até a postagem desta matéria, nem a Prefeitura Municipal, nem a Secretaria de Saúde de Cordeiros comentaram sobre o caso.


A Secretaria Municipal de Saúde de Cordeiros emitiu em uma nota a confirmação do primeiro caso de Corona Vírus na cidade por meio de teste rápido.
A paciente vinda de São Paulo já se encontrava em isolamento domiciliar e monitorada pela vigilância epidemiológica. Os familiares que também fizeram o teste, testaram negativo.
O teste foi feito no Hospital Joaquim Mutti de Carvalho, no sábado (06/06) ás 23:00h.
A prefeitura ressalta a importância do isolamento social e do uso da máscara para a minimização da doença

O município de Brumado, localizado no território de identidade do Sertão Produtivo, confirmou, na tarde desta sexta-feira (5), sua primeira morte em decorrência da Covid-19. Tratava-se de uma mulher de 50 anos, com quadro de obesidade e outras doenças associadas, como diabetes, hipertensão e cardiopatia.

Segundo o secretário de Saúde de Brumado, Cláudio Feres, a paciente chegou à Central de Atendimento Covid-19 do município no domingo (31), dizendo apresentar sintomas há quatro dias. Com evolução rápida do seu quadro respiratório, acabou falecendo na última segunda-feira (1). A confirmação de contaminação, porém, veio apenas nesta sexta.

“Lamentamos por mais uma morte no país em decorrência do novo coronavírus. Respeite o isolamento e o distanciamento social, mantenha sempre o hábito de lavagem das mãos e use máscara. Eu protejo você e você me protege”, disse o secretário, com exclusividade ao Bahia Notícias.

Até o momento, Brumado possui 45 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus. além de outros 88 casos suspeitos, aguardando resultado de exame. Três estão hospitalizados.

O Brasil é o novo epicentro do coronavírus no mundo. A constatação é de um levantamento publicado nesta sexta-feira (5), feio pelo Centro Europeu para o Controle e Prevenção de Doenças. De acordo com a avaliação, o Brasil é líder no número de novos casos nos últimos 14 dias.

Os dados do período indicam a curva da pandemia no mundo e compreende o que se considera prazo de incubação do vírus. Pela primeira vez o Brasil superou os Estados Unidos em relação ao aparecimento de novos casos.

No período considerado pelo levantamento o Brasil registrou 304,8 mil novos casos. O número total de infectados pela Covid-19 no país já ultrapassa a marca de 614 mil, com 34 mil mortos. No mesmo período o EUA registraram 295 mil novos casos, contra 123 mil na Rússia.

O Brasil é hoje o segundo país no mundo em número absoluto de casos, ficando atrás somente dos EUA, e o terceiro no ranking geral de número de óbitos por agravamento da doença.

FONTE: Bahia Notícias

Nesta sexta-feira (5), seis pessoas tiveram resultado positivo para COVID-19, em Vitória da Conquista. Desde o início do monitoramento, no final do mês de fevereiro, foram confirmados 223 casos de infecção pelo Coronavírus, sendo 154 confirmados por exame laboratorial RT-PCR e 69 por Teste Rápido.

X

Proteção de Conteúdo

Conteúdo protegido por direitos autorais. Para obter autorização de reprodução, envie um e-mail para contato@folharegionaldecondeuba.com.br.