Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Terça, 31 Dezembro 2024
Parse error in downloaded data


O fantasma da violência: Uma Nova Condeúba - Por Micael Silveira

Publicado por     |   17 Mai 2014
  |  

A violência e os altos índices de criminalidade, que não estão mais restritos aos grandes centros urbanos, se alastraram pelo interior da Bahia, deixando um rastro de destruição de vidas e de prejuízos econômicos. Tornou-se um verdadeiro fantasma que tira o sossego de cidades, que, em tempos idos, foram tidas como pacatas e com baixo incidência de ocorrências desta natureza.

Em Condeúba, por exemplo, são crimes de causar inveja a bandidos de facções criminosas das capitais, verdadeiras cenas de filmes; E, curiosamente, não se sabe onde é que se encontra a Bahia segura e tranquila que é "vendida" na propaganda do Governo do Estado em Rádio e TV. Basta acompanhar o noticiário destes mesmos meios de comunicações, pela internet, ou até mesmo conversar sobre o que tem acontecido na sua cidade para ter a certeza de que a realidade é totalmente diferente.

Assalto a residências, veículos, sequestro relâmpago de um padre, assalto a bancos com tiros de fuzis e muito terror em plena praça pública, reféns são algumas das ocorrências que já foram registradas em Condeúba e região. Apesar dos prejuízos financeiro aos que passaram a fazer parte destes índices, os chefes de família vivem uma preocupação diária devido a onda de insegurança que assola a região e coloca seus familiares em risco e na iminência de um problema.

O artigo 144 da Constituição Federal estabelece que, “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos policiais”. Assim, não se pode permitir que a violência seja a regra na sociedade brasileira, e a tranqüilidade e a paz social uma exceção, que possa alcançar algumas famílias ou alguns eleitos que possuem condições econômicas para contratarem seguranças ou empresas especializadas em segurança pessoal. A integridade física é um direito que deve ser efetivamente preservado. As pessoas não querem promessas, elas precisam de uma proteção que seja efetiva.

O Governo Baiano tem falhado no compromisso e no seu dever em garantir a Segurança Pública e o combate ao fenômeno do aumento da violência, sobretudo nas pequenas cidades. Com uma polícia desestruturada e carente de recursos, o estado tem perdido a guerra para a bandidagem.

A polícia, esta guerreira e audaciosa, que mesmo sem uma estrutura digna, se arrisca diariamente para garantir o mínimo de segurança para os baianos, como foi visto no assalto aos correios de Belo Campo que foi impedido pelos policiais culminando em uma troca de tiros em via pública e prisões.

O que é curioso, é saber que um governo Municipal, que tem total alinhamento com o Governo do estado, não intercede, ou se, não obtêm sucesso, para que medidas mais contundentes sejam tomadas para dar um basta nos absurdos que vem acontecendo em Condeúba. O fato é que a população não suporta mais ser apavorada por esse fantasma, e de uma pacata cidade, está se tornando em uma cidade violenta e de alta criminalidade. Esta não é a nova Condeúba que os condeubenses merecem.

Micael B Silveira

Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.

1 Comentário

  • mateus
    Link do comentário mateus Domingo, 18 Maio 2014 10:42

    kkkkkkkkkkkk vem pra sp amiguinho que vc vai o que é insegurança,criminalidade e violência de verdade.condeúba e região é um paraíso pra se viver.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.