Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Segunda, 06 Maio 2024
Parse error in downloaded data
×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 42



Opinião: Nota sobre a 15ª edição dos Voluntários do Sertão - Condeúba - Por Paulo Rodrigues Vieira

Publicado por     |   18 Abr 2015
  |  

Araraquara/SP, 18 de abril de 2015.
(Carta aberta ao Senhor Dorinho)

 

Prezado Dorinho, saudações condeubenses,

Estava hoje pela manhã no Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto/SP, e tive o orgulho de presenciar vários integrantes do movimento “Voluntários do Sertão” aguardando o embarque com destino à nossa querida CONDEÚBA/BA.

Claro que não se tratava de um simples movimento de turismo do bravo povo paulista para uma pequena e extremamente bela e generosa Cidade do interior da Bahia; melhor dizendo, em outro giro da linguagem, a tradução perfeita do Brasil profundo, com suas inúmeras belezas e fortes contradições econômicas e sociais.

Neste quadrante da minha vida e da sua, DORINHO, o que posso e devo fazer é lhe render, mais do que sinceras homenagens e elogios, aqueles agradecimentos e carinhos fraternais que não surgem só da cabeça e conhecimento do mundo em que vivemos, mas, principalmente, da manifestação silenciosa que vem do lado esquerdo do peito de cada um de nós CONDEUBENSES, mulheres e homens, em face da sua bravura, luta e espírito público em prol da melhoria da saúde e das condições básicas de vida do nosso povo.

Muitas vezes estivemos em lados diferentes da vida pública condeubense, fato que, por conta de sua forte personalidade, típica dos grandes líderes, desferiu grandes “grosserias” contra mim. Mas as entendi e perdoei na certeza de serem coisas da emoção dos processos políticos da nossa terra e da terra do Axé como um todo.

Mais uma vez o destino ou, quem sabe, a fortuna, nos dizeres dos antigos povos gregos, coloca-nos em lados opostos na já tradicional e disputadíssima política Condeubense. Saiba, porém, de forma pública e sincera, que guardo grande carinho por você e sua família; afinal, o encontro dessas duas famílias – a minha e a sua – remonta aos já distantes tempos coloniais brasileiros, numa época em que a escravidão dava os primeiros passos nessas bandas e os bravos botocudos eram dizimados pelos homens brancos.

Chega-me agora a informação que o Excelentíssimo senhor jovem Governador do Estado da Bahia estará na nossa CONDEÚBA, cidade em que ele não foi eleito, mas, sim, aclamado pelo povo da nossa terra. Então, eu peço a você lembrar-lhe de trêsgrandes e urgentes necessidades do nosso Munícipio: a) o asfaltamento da rodovia Condeúba-Caculé (BA-623); b) a construção da barragem dos “Morrinhos”; e c) uma compensação financeira ao povo de Condeúba pelo grande sacrifício de retirada de parte das águas do Açude Champrão, para servir ao também necessitado povo da vizinha Piripá.

Rogo-lhe dizer a Sua Excelência que é uma questão de justiça, pois, apesar de se tratar de águas da União Federal, o povo de Condeúba zela e cuida desse escasso líquido, armazenado de forma tão sofrida e precária no Champrão, há mais de meio século. Aliás, meu próprio pai foi guarda daquele reservatório há mais de 40 anos.

Acho que posso concluir estes simples, mas já extensos rabiscos com os dizeres de uma cantiga de Lulu Santos: “eu vejo a vida melhor no futuro, eu vejo isso por cima de um muro (...) Eu quero crê no amor numa boa, que isso valha para qualquer pessoa. Que realiza a força que tem uma paixão ...”,

Abraços,

Paulo Rodrigues Vieira
(Paulo de Arlindão)

Paulo é professor universitário e advogado.

4 comentários

  • Arlindo
    Link do comentário Arlindo Domingo, 19 Abril 2015 19:23

    Muito bom sua observação

  • Roberto Pereira Duarte
    Link do comentário Roberto Pereira Duarte Domingo, 19 Abril 2015 12:38

    Como o povo de Condeúba é acomodado! Nem se fala mais na BARRAGEM do São Domingos

  • Dori
    Link do comentário Dori Domingo, 19 Abril 2015 11:55

    Paulo você falou tudo... Condeuba sabe a vantagem desse projeto para o povo sofrido, mas os votos que nos demos a esse governador vale muito mais que isso. Eles pedem cartão do sus para atender a gente. Isso é voluntários ou uma extensão do sus? Eles ganham muito bem para fazer Isso. Não são favores. Mas que ajuda, ajuda sim.
    Queremos algo definitivo para a cidade, obras que fiquem para as gerações futuraa como a barragem dos morrinhos, as rodovias que estão acabadas, até as que tem asfalto. Muito bem feita a observação.

    Um Abraço amigo!

  • Oclides R da Silveira
    Link do comentário Oclides R da Silveira Domingo, 19 Abril 2015 06:41

    Muito bem colocado amigo Paulo, as divergências políticas tem que ser banidas através do diálogo, principalmente quando se trata do interesse coletivo. Das três reivindicações que o amigo faz ao também amigo "Dorinho", hoje a mais necessária seria a construção da Barragem dos Morrinhos, mesmo por que o Governador garantiu àquela população, ainda quando era Chefe da Casa Civil, que essa barragem seria entregue aos piripaenses em fevereiro de 2014.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.