Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sexta, 01 Novembro 2024
Parse error in downloaded data


Não pode haver tristeza quando nasce a vida - Por Padre Osvaldino

  |   12 Dez 2014
  |  
ADVENTO

O Advento é o tempo litúrgico (de quatro domingos) que antecede e prepara para o Natal de Jesus. Período em que as celebrações, os textos bíblicos, a espiritualidade e ações concretas que daí brotam nos convidam a proclamar que o Senhor vem e nos prepara para a sua vinda.

A característica principal é a dinâmica da esperança e do acolhimento. Pois pulsa inquietamente em nosso coração a expectativa da celebração da memória histórica do nascimento de alguém, no qual Deus se revelou de forma humana e manifestou o quanto é capaz de amar a humanidade.

Neste tempo, somos chamados a fortalecer a esperança e assumir uma nova atitude face à história: difundir um alento vital, romper a inércia e levantar o que está para morrer.

O desafio da constituição de uma utopia, de uma cultura da vida torna-se hoje imperativo diante da “barbárie” da morte violenta transformada em espetáculo rotineiro.

Nossa grande missão consiste em oxigenar uma humanidade que corre o risco de morrer de apatia e indiferença.

Para isso é essencial uma “compaixão radical”, sobretudo, com os mais pobres e excluídos e conosco mesmo.

Para ser efetiva esta travessia, devemos igualmente nos abrir para as grandes interrogações do nosso espírito, cultivando o espaço dialogal com Deus.

SÍMBOLOS:

A cor rosada lembra que o advento é tempo de alegre espera. A coroa com as 4 velas nos convida a uma atitude de vigilância, própria desse tempo. Há comunidades que ao invés de 4 usam 9 velas, correspondentes aos dias da novena. A cada dia acendem uma vela (no 1º dia uma vela; no 2º dia, duas; e assim por diante). Há ainda o costume de armar o presépio, usando troncos secos e com brotos para visualizar as imagens que se referem à esperança do povo de Deus. As músicas expressam a invocação do coração, no desejo de ver os céus se abrirem e descer à terra o Salvador prometido.

A novena do Natal, celebrada em família é momento oportuno de encontro e fortalecimento da espiritualidade que brota da alegria de viver. Ajuda a revigorar a caminhada eclesial.

Micael B Silveira

Engenheiro de Controle e Automação, Empreendedor, Jornalista nas horas vagas e apaixonado por sua terra natal: Condeúba.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.