Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sábado, 28 Dezembro 2024
Parse error in downloaded data


Condeúba: Padre Osvaldino Alves Barbosa

Publicado por     |   22 Jul 2014
  |  

Filho de: Joaquim Moreira Barbosa e Davina Alves Barbosa. Ele é o 10º filho de uma família de 13 irmãos. Nascido em 11 de dezembro de 1965 Ordenado Padre em 26 de novembro de 1995, em Candiba/BA., sua cidade natal.

 

Formação

Cursou o Ensino Primário e Ginasial em Candiba/BA. Magistério de 1º Grau no Instituto de Educação Anísio Teixeira em Caitité/BA. Licenciado em Filosofia e Teologia pela PUC/MG; Fez curso de Extensão Universitária em Teologia Pastoral pela PUC/MG em 2003. Em 2003/2004 fez o curso de Extensão Universitária em Metodologia do Processo de Formação Presbiterial e Religiosa na UCSAL/BA; Propedêutico ao Mestrado no ISE (Instituto Santo Inácio de Loyola) no CES (Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus); Fez Curso Teórico e Prático em Comunicação Social com treinamento em Jornal, Rádio e Vídeo pela Universidade de São Francisco (Bragança Paulista/SP), através do SEPAC- Paulinas.

Funções Exercidas

Vigário em Brumado de 2 de dezembro de 1995 a 14 de outubro de 2001; Além do acompanhamento dos trabalhos paroquiais em Brumado, contribui nas seguintes atividades diocesanas, de 1995 à 2001: Orientador na Pastoral da Comunicação e Editor do Boletim Diocesano “A Caminho”; Diretor Espiritual do ECC (Encontro de Casais com Cristo); Professor de Introdução à Bíblia no Santíssimo de Propedêutico em Caetité, na formação de futuros padres;Vigário Auxiliar na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Bairro das Industrias, em Belo Horizonte/MG, de 2003 à 2004; Vigário Auxiliar da Paróquia São José e São Gabriel Passionista no Bairro Milionários, em Belo Horizonte/MG, em 2005. Reitor da Comunidade de Formação Nossa Senhora de Guadalupe. Seminário (Filosofia, Teologia) Diocese de Caetité/BA. Pároco da Catedral de Caetité de 2007 a 2012.

Da sua passagem por Brumado

Em 1995, chegou a Brumado como diácono, para ajudar nos trabalhos da paróquia. Organizou as comunidades, fortaleceu a catequese, chegando a 800 catequistas na paróquia, construiu 35 capelas (zona urbana e rural), construiu a casa paroquial, reformou o antigo Salão Paroquial transformando em Centro Pastoral Paroquial, construiu o Centro Comunitário da Comunidade São Cristovão e o Centro Comunitário da Comunidade do Estoque, reconstruiu a Igreja Matriz da cidade. Criou a Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão que respondia juridicamente pela Escola Paroquial Divino Mestre, hoje, a Associação Divina Providência é uma das conveniadas do governo do Estado e Federal no programa “Água para Todos” de um milhão de cisternas; foi o responsável pelo projeto das hortas comunitárias do Estoque, o projeto de apicultura e criatório de cabras; montou e conseguiu outorgar para a Rádio FM Comunitária Nova Vida; presidiu o Conselho Municipal do FUMAC (Fundo Municipal de Ação Comunitária). Dedicou atenção especial à família, criando o ECC (Encontro de Casais com Cristo) e implantando a Pastoral Familiar.

Pela passagem em Caetité (2007-20012)

Organizou e revigorou as Comunidades Eclesiais de Base, reforçou as pastorais, reformou a Casa dos Mons. Osvaldo, Centro Paroquial que se transformou em sede do Governo da Paróquia, reformou a Radio Educadora Sant’Ana de Caetité, construiu a Casa Paroquial e o Centro Comunitário de Lagoa Real.

Acompanhou de perto as construções de Caixas D’água para o consumo humano e de produção, bem como construção de barragens subterrâneas e aproveitamento de Caldeirão de Pedras. Acompanhou de perto os passivos ambientais deixados pelas mineradoras, reivindicando a reposição dos prejuízos aos atingidos por elas e para isso, foi criada em Caetité, a Comissão Paroquial de Meio Ambiente.

O Padre Osvaldino Alves Barbosa, assumiu a Paróquia de Santo Antonio em Condeúba, no fim do mês de junho de 2014.

 O LEMA SACERDOTAL DO PADRE OSVALDINO É: AMAR E SERVIR.

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.