Os pintinhos coloridos que são tradição nos Estados Unidos em época de páscoa se tornou uma polêmica em diversos países. Segundo especialistas, na maioria dos casos, as aves são tingidas com tintas tóxicas levando-as a cegueira e causando o entupimento das vias respiratórias. Existem dois modos difundidos de colorir estes animais. A pintura é injetada ainda dentro do ovo, no 18 dia de incubação, ou pulverizada sobre os filhotes quando não são mergulhados na tinta, que é a técnica mais comum no Brasil. Segundo o jornal O Globo apenas 10% desses animais sobrevivem após o processo de tingimento.
Além dos problemas gerados à saúde do animal, o transporte e armazenamento é feito de forma inadequada colocando-os em um estado de vulnerabilidade considerando os poucos dias de vida e a necessidade de cuidados especiais.
Qualquer crime de crueldade contra animais pode ser denunciado à Polícia. Assim como os humanos, os animais têm direitos básicos reservados por lei. A maioria dos pintos comprados são para dar de presente a crianças da família e servir de diversão, o que pode ser um mal exemplo. Vários moradores da cidades postaram fotos dos animais em suas redes sociais demonstrando a felicidade e a diversão em comprar os animais 'alterados'.
E você o que acha? Comente a matéria com a sua opinião!