A rede pública de educação de Caculé (a 707 km de Salvador) comemora o índice de 91% das crianças alfabetizadas aos 6 anos de idade no primeiro ano do ensino fundamental. O índice é resultado das provas aplicadas em 2015.
A meta do Pacto pela Educação no Brasil é que as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos, no 3º ano do fundamental. No entanto, o índice médio é de 50% a 60% de alunos nesta idade que dominam a leitura e escrita no país.
O resultado é atribuído a uma parceria firmada, em 2006, com o Instituto Alfa e Beto (IAB), uma organização não governamental (ONG).
“O diferencial é a técnica desenvolvida pelo IAB, que usa o método fônico, facilitando a capacidade de aprendizagem”, afirmou a coordenadora do Programa Alfa e Beto no município, Eleni de Brito Nascimento Dias, que atuou como professora de alfabetização.
De acordo com dados da Secretaria de Educação de Caculé, em 2014, o índice de crianças alfabetizadas aos 6 anos foi de 82%, passando para 91% em 2015.
Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Adaílde Fernandes Cruz Teles, os índices representam um avanço que consiste em “envolver a cultura dos professores, o seguimento no ritmo das aulas, acompanhamento e planejamento eficientes”.
Fonte: http://atarde.uol.com.br