Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Quarta, 24 Abril 2024
Parse error in downloaded data
Quarta, 01 Abril 2015

Cinco dias antes do aniversário de Condeúba, no dia 09 de Maio, comemora-se a emancipação política do Município de Maetinga, que sagrou-se em 1985 quando foi desmembrado do município de Presidente Jânio Quadros.

Em cidades como Condeúba e Maetinga, a Prefeitura é a principal promotora de eventos culturais e de lazer para a população. Neste ano de 2015, o prefeito Edcarlos Lima resolveu trazer uma grade super quente para comemorar o aniversário da cidade e que tem arrancado elogios da população.

Sete bandas e uma cavalgada compõem o calendário cultural das festividades. Nos três dias de festa, entre o dia 15 e 17 de maio, se apresentará o Forrozeiro Edgar Mão branca, Léo Santana, Kart Love,  100 Parea, Selva Branca, 100 Regras e Altobelly & Robson.

Condeúba ainda não divulgou informações sobre o aniversário da cidade, que é aguardado com grandes expectativas, sobretudo por conta da decisão de suspender o carnaval.

Publicado em Bahia
Bahia Notícias

Cidades do Nordeste estão em situação de 'colapso' de abastecimento de água. Segundo o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, atualmente 56 municípios sofrem com a seca na região, mas o número pode subir para 105.

Em reunião do grupo de monitoramento da situação hídrica do governo federal nesta quarta-feira (1), com os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, foi discutida a possibilidade de adiantar obras e ampliar ações emergenciais de abastecimento de água em áreas urbanas do Nordeste, com o uso de carros-pipas. "Recebemos pedidos de governadores sobre a possibilidade de ampliação da Operação Carro-Pipa para municípios da região urbana e devemos apoiar, colocando reservatórios urbanos, caixas de água, cisternas", informou Gilberto Occhi.

Conforme publicado pela Agência Brasil, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que após o término do período de chuvas em abril, será discutida a campanha de conscientização do governo sobre a situação hídrica do país. "Vamos com toda serenidade construir a informação objetiva, transparente. O Brasil não precisa ter desperdício de água, precisa poupar água", destacou.

Publicado em Brasil
Blog da Resenha Geral

O deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB) afirmou hoje (01) que a cobrança da vistoria veicular pelo Detran é inconstitucional. Em reunião com o líder da bancada de oposição, deputado Sandro Régis (DEM), o peemedebista mostrou um decreto legislativo, de autoria dos parlamentares do PT na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que impediu a cobrança naquele estado.

“Não podem haver dois entendimentos sobre essa matéria. Quem pode legislar sobre isso é a União. O PT no Mato Grosso do Sul entendeu dessa forma. O PT da Bahia quer ir contra a Constituição? Espero que o governo volte atrás nessa cobrança”, salientou Herzem Gusmão. O deputado afirmou que a bancada de oposição na Assembleia da Bahia vai ingressar na Justiça contra a cobrança, alegando a inconstitucionalidade. “Agora querem elevar em quase 130% o valor da taxa, que não é legal. Vamos lutar na Justiça para impedir que o cidadão seja lesado dessa maneira”.

Publicado em Bahia
Brumado Notícias

Fábio de Lima Brito, o Fabinho, de 22 anos, foi executado na noite da última quarta-feira (01), no Bairro Urbis II, em Brumado. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, Fabinho cumpria pena em um presídio da capital, ele chegou a ser detido em 2012 sob acusação de tráfico de drogas e operava um laboratório do tráfico no bairro.

A vítima chegou a Brumado na última terça-feira (31), sob indulto de Páscoa, para passar o período festivo com a família. De acordo com a polícia, o rapaz estava sozinho na casa de sua mãe tomando banho quando os executores invadiram a residência e efetuaram os disparos. Do ponto de vista da Polícia Técnica, Fabinho tentou fugir, mas não resistiu aos ferimentos e caiu em outro cômodo da casa já sem vida.

A mãe, evangélica, estava em um culto e, ao retornar, encontrou o filho morto dentro de casa, às vésperas da sexta-feira da paixão. Ela entrou em choque. A polícia tenta agora identificar os autores dos disparos e o que teria motivado o crime. Este é o primeiro homicídio registrado em Brumado em 2015.

Publicado em Bahia

O líder do DEM, Luciano Ribeiro, está coletando assinaturas para apresentar uma proposta de emenda constitucional restaurando a prerrogativa da Assembleia Legislativa de apresentar projetos sobre organização administrativa e serviços públicos que impliquem aumento ou redução de despesas.

Atualmente, essa iniciativa é, segundo o artigo 77 da Carta baiana, privativa do governador do Estado, ocorrendo, segundo o deputado, uma assimetria em relação à Constituição federal, que não estabelece tal restrição aos parlamentares.

 “Isso torna inconstitucional quase a totalidade dos projetos de iniciativa de deputados”, observou Ribeiro, que disse estar tendo “a ousadia” de propor a mudança “para que a Casa mais se torne produtiva, mais efetiva e com capacidade de cumprir a sua finalidade primeira, que é de legislar”. Com informações do Por Escrito.

Publicado em Política

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quinta-feira (2) que os municípios de Brumado, Irecê, Euclides da Cunha e Senhor do Bonfim, no interior da Bahia, e outros 18 nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram pré-selecionadas para receber novos cursos de medicina em instituições particulares através do programa Mais Médicos do governo federal.

Segundo o ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, o edital lançado nesta quinta prevê a abertura de 1.887 vagas para cursos de medicina. Entre 11 de maio e 26 de junho, técnicos do MEC visitarão as 22 cidades pré-selecionadas para verificar se a estrutura da rede de saúde local atende o “mínimo necessário” para que as atividades práticas do curso sejam exercidas.

"O governo, através de estudos técnicos e avaliando a necessidade a partir de critérios objetivo, identificou as cidades e regiões do país que precisam do curso de medicina e que têm condições técnicas", disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro, em entrevista ao portal G1.

Segundo ele, não haverá “estímulos financeiros” para as faculdades particulares que quiserem abrir vagas de medicina, mas, o governo poderá enviar recursos aos municípios para garantir verbas às unidades básicas de saúde, centros cirúrgicos e cursos de formação para médicos que já atuam nessas regiões.

Em 2014, outras 39 cidades em 11 estados foram selecionadas para receber novas faculdades do curso de medicina. De acordo com o governo, o objetivo é que até 2017 sejam criadas 11,5 mil novas vagas pelo Brasil.

Publicado em Bahia

O prefeito de Macajuba, no interior da Bahia, foi assassinado no começo da noite desta quarta-feira (2), em uma praça da cidade. De acordo com moradores do município, Fernão Sampaio (PMDB) foi atingido por quatro tiros enquanto passava pela igreja da cidade. Com os disparos, ele perdeu o controlo do carro e invadiu a igreja. Especula-se que o atirador seja um homem conhecido como Binho de Moacir – inimigo político do peemedebista – que fugiu após realizar o assassinato.

Após os disparos, o corpo de Fernão foi levado para o hospital Julieta Sampaio – que, por ironia do destino, era mãe do político e teve seu nome emprestado para a unidade hospitalar.  A polícia militar solicitou reforços, pois há a chance de "confusão" na frente do hospital onde o corpo do alcaide está.

Fernão foi prefeito da cidade entre 1989-1992, depois voltou a assumir o posto em 1997-2000 e foi reeleito para 2001-2004. De 2005-2008 deu lugar a Diana Gleyde Marques Pedrira e depois a Luiz Tarcisio Cordeiro Pamponet, reassumindo o governo em 2013. 

O vice de Fernão é Nelson Brandão de São Leão, também do PMDB, e deve assumir nos próximos dias. No Twitter, Geddel Vieira Lima, presidente do PMDB na Bahia, lamentou a morte do correligionário: "Acabo de ser informado, com profunda tristeza, do brutal assassinato do amigo e companheiro de tantas lutas, Fernão, prefeito de Macajuba". Com informações do Bahia Notícias e Macajuba Notícias

Publicado em Bahia

A empresa Helipark confirmou na noite desta quinta-feira (2) que um dos cinco mortos na queda da aeronave em Carapicuíba, na Grande São Paulo, é Thomaz Rodrigues Alckmin, de 31 anos, filho mais novo do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

O helicóptero da empresa Seripatri caiu sobre uma casa em Carapicuíba, nesta tarde, sem deixar sobreviventes. Morreram cinco pessoas. O acidente ocorreu por volta das 17h20, segundo os bombeiros. A empresa diz que um piloto e três mecânicos faziam um voo de teste depois de uma manutenção preventiva.

Thomaz Alckmin trabalhava como piloto. Ele era casado desde 2011 com a arquiteta Thais Fantato. Ele deixa duas filhas, uma de 10 anos e outra recém-nascida, com aproximadamente um mês.

Queda sobre casa

De acordo com a Associação de Moradores do condomínio Fazendinha (AMAF), em Carapicuíba, a queda aconteceu dentro do condomínio, e atingiu o telhado de uma casa em reforma. Segundo a AMAF, os moradores não estavam no local.

A cauda da aeronave ficou sobre a residência e a maior parte do helicóptero caiu no chão, entre as árvores. Não há relato de feridos entre as pessoas que estavam nas imediações. O condomínio fica na altura do km 26 da Rodovia Castello Branco.

A aeronave estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia e com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido. O modelo do helicóptero é EC 155 e a matrícula PPLLS.

Em fóruns especializados em aviação, pilotos repercutiram o acidente e relataram que o filho do governador estava como co-piloto do helicóptero. A aeronave fazia um voo teste de balanceamento após a troca de uma pá de hélice. A peça estava em manutenção, segundo a troca de mensagens.

Publicado em Brasil