Login to your account

Username *
Password *
Remember Me
Sábado, 20 Abril 2024
Parse error in downloaded data

O governador Rui Costa (PT) afirmou, nesta segunda-feira (7), que está otimista quanto à realização das festas de São João no estado em 2022. De acordo com ele, se os números de casos da Covid-19 continuarem caindo, as festividades juninas terão grande chance de serem liberadas na Bahia.

“Estou otimista com os números referentes ao coronavírus não só na Bahia, mas no Brasil e no mundo. Com a queda de casos se mostrando consistente, há uma possibilidade concreta de ter festa de São João neste ano”, afirmou o governador, em publicação nas redes sociais.

Rui também comentou sobre as chances de flexibilizar o limite de público tanto nos eventos quanto em estádios de futebol. Entretanto, o petista rejeitou a possibilidade de permitir a não utilização de máscaras nos espaços públicos.

“Se o número de casos de coronavírus continuar caindo ao longo da semana na Bahia, flexibilizaremos ainda mais o público em eventos e em estádios. No entanto, ainda não temos no horizonte a flexibilização do uso de máscaras. Achamos precipitado considerar isso agora”, comentou Rui.

Na última sexta-feira (4), o governador já havia comentado tanto sobre a possibilidade de flexibilizar o limite de público em eventos quanto sobre os planejamentos para as festas de São João (relembre aqui). A última vez que a Bahia comemorou oficialmente as datas dos santos juninos foi em 2019.

O Banco do Brasil anuncia uma serie de mudanças em sua organização que atingirá em cheio os pequenos municípios. Somente no Centro Sul Baiano são Tremedal, Itagi, Barra do Choça e Ibicuí que as suas unidades terão suas Agências transformadas em Posto Avançado de Atendimento (PAA). O PAA um ponto destinado a municípios desassistidos de serviços bancários. Possui estrutura reduzida de funcionários e atendimento eletrônico. Uma reportagem postada no BLOG DO ANDERSON traz os detalhes dessa reestruturação que também forçará a redução do número de funcionários no Banco do Brasil em Vitória da Conquista. Agora os munícipes de Tremedal, Barra do Choça, Ibicuí e de outros municípios, terão que se deslocar para outras localidades no intuito de receber atendimentos não processados no PAA.

FONTE: Blog do Anderson

Como forma de reduzir o custo nas universidades estaduais, a Secretaria de Educação da Bahia avalia adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os estudantes das quatro instituições de ensino superior, segundo o titular da pasta, Jerônimo Rodrigues.

Ao Bahia Notícias, Rodrigues afirmou que o assunto será tratado com os reitores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual de Feira de Santana do Estado da Bahia (Uefs) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Hoje, cada instituição realiza o seu próprio vestibular.

A Polícia Federal, juntamente com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, deflagra na manhã desta quarta-feira (31) a Operação Pinel, que visa desarticular organização criminosa atuante na Bahia, especializada em fraudar benefícios previdenciários. Estão sendo cumpridos 26 mandados, sendo 15 de busca e apreensão e 11 de prisão temporária, em diversas cidades, dentre elas Salvador, Aratuípe, Vera Cruz e Nazaré. Além disso, também foi determinada pela Justiça Federal a suspensão do exercício da função pública do médico-perito envolvido no esquema.

De acordo com a PF, o grupo criminoso, em conluio com servidores do próprio INSS, manipulava perícias médicas em troca de vantagens financeiras indevidas, com vistas a ativar ou manter ativos benefícios previdenciários fraudulentos, em sua maioria da espécie auxiílio-doença.

O município de Tremedal - BA, fica a 82 km de Vitória da Conquista. A Folha visitou quatro das famílias mais pobres dos povoados mais isolados de um dos municípios de menor índice de desenvolvimento humano do país —em relação ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), Tremedal ocupa o 5.408º lugar dentre os 5.570 municípios brasileiros.

As famílias fazem parte do 1,8 milhão de beneficiários do Bolsa Família na Bahia. Em geral, o benefício federal é a única renda que eles têm para colocar comida na mesa. Mas o comum é que o dinheiro acabe com 15 ou 20 dias, resultando em dificuldades todo fim de mês.

Fincada entre o sudoeste da Bahia e o norte de Minas Gerais, Tremedal possui 17 mil habitantes e uma população em tendência de queda, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A queda é resultado da migração, caminho de muitos pais e mães de família diante da falta de trabalho —apenas 5% da população economicamente ativa da cidade possui um emprego formal. Das quatro famílias ouvidas pela reportagem, três têm filhos que moram e trabalham em São Paulo.

FONTE: Sertão em Dia

Uma batida frontal entre uma picape e um carro de passeio deixou duas pessoas mortas e duas feridas, na noite de sexta-feira (26), na BR-101, trecho de Itabela, no Sul Baiano. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 19h30, na altura do Km-763 da rodovia, próximo ao povoado de Monte de Pascoal. Os dois mortos no acidente, identificados como Bruno Vieira dos Santos e Arlindo de Jesus Santos, estavam no carro de passeio. Ambos eram moradores de itabela e morreram no local. Já os dois ocupantes da picape, que tinha placa de Vitória da Conquista, ficaram feridos e foram encaminhados para o Hospistal Regional de Eunápolis. A PRF suspeita que a causa do acidente pode ter sido uma ultrapassagem indevida feita por um dos carros, entretanto o caso ainda está sob investigação.

FONTE: G1

O governador da Bahia não pretende medir esforços para receber os R$ 500 milhões que segundo ele a União deve a Bahia. O petista afirmou nesta sexta-feira (26), durante inauguração do Teatro Municipal de Itabuna, entender como seu dever utilizar até medidas legais, caso necessário, para "ressarcir os cofres públicos".

"Por enquanto nós estamos na fase de diálogo, na negociação, e eu espero que isso seja suficiente para fazer receber em breve esses valores", disse Rui. "Eu estou pedindo inclusive ajuda a nossa bancada de deputados e senadores, que nos ajude a receber esse débito, que não é pouca coisa, R$ 500 milhões de reais é muito dinheiro".

FONTE: Bahia Notícias

Diante das frequentes interrupções no funcionamento do Sistema Adutor do São Francisco, que tem prejudicado o abastecimento de água, na região de Irecê, o presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, deputado estadual Pedro Tavares (DEM), cobra esclarecimentos e medidas da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa). Mais uma vez, um vazamento na adutora voltou a paralisar os serviços, em dezesseis cidades, além dos povoados atendidos pela rede. O fato ocorreu ontem a noite, levando os moradores da região a ficarem sem água, hoje (25/07). Tavares vai propor uma discussão sobre o problema, na Comissão de Infraestrutura, no retorno dos trabalhos legislativos, além de uma visita do colegiado ao local.

“Lamentavelmente tem ocorrido várias interrupções no Sistema Adutor do São Francisco, levando muitos prejuízos para população de Irecê e região. Precisamos saber se o problema é referente à manutenção ou se é estruturante, ou seja, se já existe desde a sua construção. É incompreensível que isso venha se repetindo”, reclamou.

O deputado lembra que no mês de abril os defeitos na adutora e a falta de água causaram a suspensão das aulas e o fechamento temporário de lojas. “Isso complica o dia a dia das donas de casa, dos trabalhadores, estudantes, enfim de todos os cidadãos que pagam pela oferta do serviço básico. A Embasa precisa dar explicações. Em um momento informam que se trata de rompimento, outra hora dizem que é vazamento. A população precisa saber realmente o que está acontecendo”, enfatizou.

Na interrupção da adutora hoje foram afetadas as cidades de: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Ibipeba, Ibititá, Itaguaçu da Bahia, Irecê, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí.